Digital Smile Design
O "Digital Smile Design" é uma ferramenta de diagnóstico e planeamento de casos estéticos na medicina dentária. Um Smile Designer eficiente pode visualizar as questões estéticas com olhos artísticos, pode integrar o sorriso com a face e carácter do paciente, pode interligar todas as especialidades para desenvolver o plano ideal para o paciente, pode testar este plano e fazer todos os ajustes estéticos necessários e, acima de tudo pode comunicar com o paciente num nível completamente diferente, educando e motivando-o a gerenciar as suas expectativas e aumentando a aceitação do caso.
Objectivos do processo DSD Digital Smile Design:
- Melhorar as competências de Smile Design para uma melhor integração estética oro-facial (Planeamento Estético)
- Implementar um protocolo de comunicação interdisciplinar realista para um planeamento de tratamento mais abrangente (Planeamento Interdisciplinar)
- Criar uma apresentação de plano de tratamento atractiva para aumentar a educação, motivação e aceitação do caso (Planeamento Emocional)
- Protocolo fotográfico e vídeo simples e efectivo para uma medicina dentária diária de elevada qualidade
- O uso do iPad para simplificar o processo DSD
- Melhorar as capacidades educacionais e de documentação de casos
- Melhorar a comunicação entre médico dentista e técnico de prótese
- Confeccionar belos wax-up e mock-ups integrados com a face. Eliminar a necessidade de ajustes intra-orais aquando do try-in dos mock-ups, provisórios, materiais compósitos directos restaurações cerâmicas e próteses
- DSD conecta, vinculando o planeamento DSD ao mundo 3D. Integrando DSD para CAD/CAM, cirurgia guiada, softwares 3D orto e ortognáticos
Torne-se um clínico completo, incorporando o DSD na sua vida. Todos irão ver a diferença!
O objectivo é projectar um sorriso que se encaixe nas necessidades funcionais, estéticas e emocionais ao melhorar a comunicação da equipa e ao criar um verdadeiro plano interdisciplinar.
Também é fundamental a crescente aceitação do caso, utilizando a comunicação visual, equilibrando as expectativas dos pacientes e aumentando a sua motivação.
Técnicas e materiais modernos podem ser inúteis se o resultado final não alcançar os desejos estéticos do paciente.
Será dado ênfase à utilização de ferramentas digitais para melhorar e facilitar a interação médico dentista e técnico de prótese e comunicação com o paciente.
O protocolo proposto melhorará o diagnóstico, comunicação e previsibilidade das reabilitações estéticas, desde casos simples a casos complexos, combinando facetas, coroas e implantes.